sábado, 8 de janeiro de 2022

O conceituado Professor Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, visitou a Mata dos Medos. “Os portugueses têm de ver esta tragédia com os seus próprios olhos”...

O conceituado Professor Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, visitou a Mata dos Medos
“Os portugueses têm de ver esta tragédia com os seus próprios olhos”
Quando em 2017 um terrível incêndio assolou a Reserva Botânica da Mata dos Medos, uma onda de consternação e solidariedade tomou conta dos portugueses. Agora, no final de 2021, foram mãos humanas - através do abate massivo de pinheiros mansos – a deixar completamente ´carecas´diversas zonas nevrálgicas desta mata protegida. Esta tarde, a Mata dos Medos recebeu a visita do credenciado biólogo Jorge Paiva, da Universidade de Coimbra, que não teve dúvidas em lançar este repto aos responsáveis políticos e população: “O que se passou aqui é inconcebível. Vamos convidar as pessoas a virem aqui ver o que passou. Os portugueses têm de ver esta tragédia com os seus próprios olhos”.
Na companhia do professor Jorge Paiva percorremos algumas das zonas fustigadas pelas máquinas. Para o investigador os responsáveis “têm de explicar o que se passou”, ainda por cima num momento “em vivemos uma crise ambiental tão profunda”.
Recorde-se que Jorge Paiva é um cientista multi-premiado, consequência da sua longa actividade académica na defesa do meio ambiente.








 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pinhal do Rei ou Mata dos Medos da Caparica

No reinado de D. João V (1706-1750) foi mandada semear, no topo da arriba, zona relativamente plana, a atualmente denominada Mata dos Medos ...