sábado, 8 de janeiro de 2022

O professor Francisco Rego, figura ímpar no domínio da Botânica e da Engenharia Florestal, visitou a Mata dos Medos.

O professor Francisco Rego, figura ímpar no domínio da Botânica e da Engenharia Florestal,
visitou a Mata dos Medos, onde pôde, também ele, constatar, a intervenção de desmatamento que está a ser levada a cabo, na área protegida e reserva botânica, que considerou preocupante, em época tão crítica e desafiante, de graves problemas ambientais, em que preservar é fundamental. Alertou para a potencial proliferação de plantas invasivas, já existentes no local, que deve ser vigiada, pelas consequências que daí podem decorrer.
Deixou algumas questões: se a intenção era evitar os incêndios, por que razão abateram pinheiros mansos e não retiraram as invasivas? Qual o motivo daquele abate quando existem medidas da Comunidade Europeia relativamente à preservação ambiental?









 A UE tem desempenhado um papel importante à escala internacional na procura de soluções para a perda de biodiversidade, a desflorestação e as alterações climáticas. A Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, de 1992, representou um grande passo em frente para a preservação da biodiversidade e a proteção da natureza graças à adoção da Convenção sobre a Diversidade Biológica. Em 2011, a UE assumiu o compromisso de travar a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços ecossistémicos na UE até 2020. O Acordo de Paris de 2015 sobre as alterações climáticas salienta a importância de garantir a integridade de todos os ecossistemas e a proteção da biodiversidade. No âmbito do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão propôs uma nova estratégia em matéria de biodiversidade que visa colocar a biodiversidade da Europa na via da recuperação até 2030, em benefício das pessoas, do clima e do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pinhal do Rei ou Mata dos Medos da Caparica

No reinado de D. João V (1706-1750) foi mandada semear, no topo da arriba, zona relativamente plana, a atualmente denominada Mata dos Medos ...